quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Carboidrato pode ser o mocinho da história ?

Os carboidrato não é o vilão que todos pensam e para aqueles que vivem fazendo dieta ele não é para ser retirado da alimentação e vou explicar o porque. É assim, quando você ingere um alimento rico em carboidrato (arroz, macarrão,pão, e entre outros) o corpo converte os carboidratos na sua maior parte em glicose (também conhecida como "açúcar do sangue" ou dextrose) que é uma fonte imediata de energia sendo utilizada para todas as atividades do corpo e praticamente toda energia que o cérebro utiliza por dia (muita importância, concorda?)


Já o glicogênio (união de várias moléculas de glicose) é uma forma de estocagem de energia, então quando a glicose acaba o glicogênio entra pra fornecer energia para o corpo. E juntando a glicose com o glicogênio fornecem +- metade da energia que utilizamos para nossos músculos. Então gente pra andar, pensar, dançar e outras "cositas mas" precisamos de carboidrato!


Veja que a estratégia de perder peso não comendo carboidrato é errada e a explicação é a seguinte. Você quer perder peso retirando os carboidratos? Pode, mas veja como deve ser: retirando os carboidratos simples (doces, refrigerantes, biscoitos, balas e guloseimas em geral) e inserindo na alimentação mais carboidratos complexos, como por exemplo: cereais integrais (arroz, trigo, milho, centeia e aveia), hortaliças e leguminosas (grão de bico, lentilhas, ervilhas e feijão).


Viu como o carboidrato é importante?
Ainda há dúvida? Mande um comentário!


Todo dia vai ter um post sobre nutrição!



Nenhum comentário:

Postar um comentário