Complementando o que eu havia falado ontem sobre o 2⁰ nível com as frutas e hortaliças elas contem bastante vitaminas, minerais e fibras. Assim, diminuindo o risco de várias doenças.
Para quem não sabe a diferença entre verdura e legume vamos a explicação: verdura são as folhas, flores,botões ou hastes (ex: acelga, alface, couve). Já o legume é quando as partes comestíveis são os frutos, sementes ou partes que se desenvolvem na terra (ex: cenoura, batata, cebola).
No 3⁰ nível estão as maiores fontes de proteína seja de origem animal ou vegetal.
Grupo das leguminosas (feijões, lentilha, grão-de-bico, soja e ervilha-seca) é o grupo de vegetais que são mais ricos em proteínas, contêm ainda carboidratos complexos, fibra, vitaminas do complexo B, ferro,cálcio e outros minerais. Para aumentar a absorção do ferro e outros minerais recomenda-se o consumo juntamente com alimentos ricos em vitamina C. O recomendado é variar os tipos de feijões (preto, carioquinha, verde, de-corda, branco e outros) como também das outras leguminosas. Para uma combinação completa de proteínas deve-se ingerir 2 partes de arroz para uma de feijão (fica a dica!).
Grupo dos leite e derivados são os principais fontes de cálcio, nutriente fundamental para formação e manutenção da massa óssea como também para prevenção de doenças (osteoporose, osteopenia). Deve-se ficar atento quanto ao teor de gordura saturada que é encontrada nesses alimentos, como por exemplo a manteiga e creme de leite são compostos praticamente de gordura. Atenção também aos iogurtes e bebidas lácteas com sabores pois podem conter adição de açúcar na fabricação.
Grupo das carnes e ovos contêm proteínas de alto valor biológico (facilmente digerida e absorvida) e alta biodisponibilidade de ferro nas carnes e peixes. É recomendado retirar toda a gordura aparente da carne e moderação quanto ao consumo, para assim evitar excesso de gordura saturada quem aumenta o risco de desenvolvimento da obesidade, doenças cardíacas e diversos cânceres. Consumir ocasionalmente embutidos, hambúrgueres, salsichas e outros pelas grandes quantidades de gorduras, sal e conservantes.
Agora chegamos ao topo,mas esse topo não é o mais saudável..
No 4⁰ nível temos os açúcares e gordura que são fontes de energia. O ideal é ficar sempre atento aos rótulos para escolher alimentos e bebidas com menor concentração de açúcar, como também menores quantidades de açúcar adicionado as preparações caseiras.
No mesmo nível também temos as gorduras, onde a prioridade são os óleos vegetais, azeite e margarinas livres de ácidos graxos trans. Prefira preparações que utilizem menor quantidade de óleo (assados, cozidos, grelhados, ensopados), evitando-se a fritura. A gordura vegetal hidrogenada (gordura trans), encontrada em alimentos processados é precurssora de diversas doenças cardíacas que muitas vezes poderiam ser evitadas com a substituição desses alimentos.
Bom gente é isso, fiz um apanhado de informações para escrever tipo um "resuminho" sobre os alimentos e recomendações. Espero que tenham gostado!
Até amanhã!