domingo, 4 de março de 2012

Constipação ou prisão de ventre: saiba como a nutrição pode te ajudar

Ontem eu não apareci aqui pelo blog porque eu tava estudando para um concurso que fiz hoje (pense numa ansiedade sempre quando faço prova fico assim, vocês ficam?).

Mas hoje eu vou falar sobre um sintoma que acomete muitas pessoas, principalmente as mulheres, a constipação.

A constipação é um sintoma que depende de muitos fatores: da saúde, do alimento e quando foi ingerido e o tempo que a pessoa reserva para defecar. A quantidade de vezes que a pessoa defeca é muito individual, mas quando há dificuldade,é dolorido ou há redução na frequencia de movimentos intestinais em comparação com o habitual a pessoa está constipada. Às vezes também há desconforto abdominal, dores de cabeça, dores nas costas e evacuação de gases.
O que muitas vezes favorece a constipação é o cotidiano ocupado, pois você recebe o sinal "Você precisa ir ao banheiro" ai você no momento não pode atender e deixa para depois. O que pode durar horas para receber novamente o sinal e assim a água que foi continuadamente retirada deixa as fezes endurecidas e secas. Assim, é importante reservar um tempo para ir ao banheiro com mais paciência. Uma outra causa é a falta de atividade física,pois a atividade melhora a firmeza dos músculos (também do trato digestivo). 30 minutos diários são suficientes para ajudar a prevenir ou aliviar. Em alguns casos a constipação pode ser efeito colateral de medicamentos ou tumores que obstruem a passagem dos resíduos para a eliminação.

Como ajudar?
1) Aumentar a quantidade de fibras na alimentação: fibras encontradas nos cereais e vegetais aumentam a massa fecal. No trato gastrointestinal a fibra atrai a água formando fezes com consistência macia que estimulam as contrações intestinais a empurrar o bolo fecal ao longo do intestino. As contrações fortalecem os músculos do intestino, deixando-os mais firme e auxiliando assim, juntamente com as fezes mais macias e redução das pressão nas veias do reto, para prevenção das hemorróidas.
2) Beber muita água e ingerir alimentos altamente fibrosos, pois o aumento da massa estimula fisicamente o trato gastrointestinal promovendo o peristaltismo (movimento que o intestino faz para empurrar o bolo alimentar).
3) Ameixas secas podem ser úteis, devido a fibrosidade e substâncias laxativas.Ingerir com algumas horas de antecedência.

As principais sugestões são para mudança de estilo de vida e de alimentação (a figura acima representa  a ingestão de alimentos que poderão ajudar), primeiramente tentar recorrer a esses dois métodos antes de usar laxativos ou outros medicamentos.

Beijos e boa semana!

Vanessa Gonçalves
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário