quinta-feira, 1 de março de 2012

Ovo: bom ou ruim?

Os ovos são alimentos com proteínas de alto valor biológico (proteínas completas, com todos os aminoácidos essenciais) e é considerado como a melhor combinação de aminoácidos essenciais de todas as fontes alimentares.

Como também os ovos contêm gordura, sendo 50% insaturada, é uma boa fonte de vitaminas do complexo B (colina e biotina). Mas como nem tudo são flores...o ovo contém grandes quantidades de colesterol, entretanto se a pessoa que consome tem níveis baixos de gorduras, algumas evidências mostram que não exerce efeitos negativos nos níveis plasmáticos de colesterol, e consequentemente no aumento do risco de doenças cardiovasculares.
Então se consumido com moderação o ovo (no máximo até 1 ovo por dia) isso se você tiver baixos níveis de gorduras totais,mas já para prevenir o ideal é comer até 3 ovos por semana, isso porque se você olhar a Pirâmide  temos outros alimentos como boas fontes de gorduras e proteínas.

Lembrar que devemos ingeri-lo bem cozidos devido a incidência da bactéria Salmonela nos ovos, que geralmente adentram o ovo através da casa. A temperatura de armazenagem é um fator fundamental para que a bactéria passe da superfície da casca para dentro do ovo. A higienização do ovo antes de consumi-lo é uma medida para reduzir a contaminação. A clara geralmente apresenta baixa contaminação devido as substâncias naturais (ex: presença de enzimas antibacterianas) e a deficiência de ferro, no entanto a manipulação da clara no preparo de determinados pratos pode romper esse equilíbrio e favorecer a multiplicação da salmonela. Devido a esses agravantes, recomenda-se o consumo de ovos com cozimento total e que a gema não esteja amolecida (quando não está bem cozida).

Qualquer dúvida é só postar!
Beijos, até amanhã.

Vanessa Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário